Associação Centro de Apoio à 3ª Idade Santo Estêvão de Chança 

Uma instituição de referência, consolidando as respostas sociais e actuando de uma forma proactiva face às necessidades emergentes da comunidade.



A Associação Centro de Apoio à 3a Idade Santo Estêvão de Chança, surgiu na sequência da vontade de alguns cidadãos da Chança e do projeto pessoal de vida daquele que foi o seu principal mentor e 1 0. Presidente, Sr. João Caldeira Belo.

O projeto data de 1987, sendo a Instituição inaugurada no dia 5 de Junho de 1993, com a presença do então Secretário de Estado da Segurança Social, José Luís de Campos Vieira de Castro.

O edifício, totalmente custeado pela Câmara Municipal de Alter do Chão, para funcionamento da única valência então disponível: Centro de Dia.

Foi iniciado o apoio a 16 utentes no dia 22 de Junho de 1993, tendo celebrado acordo com a Segurança Social para 20 utentes, acordo este que foi alargado para 30 utentes em Dezembro desse ano, (Centro de Dia).

A essa época, em entrevista dada à comunicação social, o então Presidente, Sr. João Belo afirmava: "(...) um Centro de Dia como o nosso, conjugado com uma valência de Apoio Domiciliário, poderá resolver a maior parte dos casos que tipificam as dificuldades da 3ª Idade. ".

Os apoios eram consubstanciados em subsídios anuais provenientes da Câmara Municipal de Alter do Chão e da Junta de Freguesia de Chança, bem como dos sócios da Associação e de algumas pessoas singulares.

Em Outubro de 1995, entra em funcionamento a valência Apoio Domiciliário. A Instituição passa a contar com 30 utentes em Centro de Dia e 10 utentes em Apoio Domiciliário.

De 2002 a 2007 a Associação manteve a valência ATL.

Em 2005, com o número de utentes a aumentar, a Instituição inicia a candidatura ao programa POEFDS para a construção de um Centro de Noite. A candidatura foiaprovada. Construído o Centro de Noite, verificou-se ser possível reformular o projeto para Lar de Idosos, o que veio a acontecer.

Esta nova valência, melhor adequada às necessidades dos utentes, agora em maior número e proporcionalmente também com maior número de dependentes. Com uminvestimento de cerca de 400 000,00€ (quatrocentos mil euros), a construção do Lar contou com as comparticipações da Segurança Social (40%), da Câmara Municipal de Alter do Chão, da Junta de Freguesia de Chança e do benemérito José Miguel Lupi Alves Caetano, que doou 25 000,00€ (vinte e cinco mil euros).

Entra em funcionamento, no dia 14 de Agosto de 2008, depois das devidas alterações, do alargamento do quadro de pessoal e da aproximação à implementação do sistema de qualidade com a admissão de uma Diretora Técnica.

Atualmente a Instituição presta apoio a 23 utentes de Apoio Domiciliário e 37 utentes em Lar. A lista de espera para a valência Lar não cessa de crescer, temos inscrições de vários pontos do País, aproximadamente 20/30 pedidos de admissão.

Na atualidade a Instituição é abrangida pelos seguintes Acordos de Cooperação, com a segurança Social:

Lar -29 acordos 

Apoio Domiciliário - 39 acordos

Nestas instalações, comparadas a um hotel de qualidade, os quartos, sejam eles triplos, duplos ou individuais, todos têm casa de banho privativa. Há amplas salas, consultório médico.

Porque a qualidade de vida dos nossos utentes é a nossa principal prioridade, o nosso serviço clínico é assegurado por um médico e um enfermeiro, que cuidam de todos os utentes, incluindo os de Apoio Domiciliário. Contamos igualmente com a dedicação e qualificação de uma técnica superior de animação que ajuda a que o nosso Lar não se transforme num depósito de idosos.

Tel.: 245 637 386
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora